segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Tecnologia



Professor a tecnologia é nossa  aliada




         O objetivo deste consiste na reflexão sobre as implicações de como a história abordada no vídeo do 14 bis pode relacionar-se com a evolução tecnológica em geral e com a informática em particular? Como a evolução afeta nossas vidas? Como a informática pode modificar a sua vida profissional e pessoal?


         Assim como o 14 bis foi precursor dos aviões a jatos. Hoje é impossível longas viagens sem a utilização do avião, pois ele veio facilitar, dar comodidade e rapidez ao homem.
         Fui usuária da máquina de escrever em minha vida escolar e profissional. Ao utilizá-la mesmo com muita atenção, habilidade e cuidados, sempre havia necessidade de serem refeitos as folhas impressas por ela, pois havia erros de digitação.
         Ao conhecer o computador 286 pude ser feliz, pois agora que maravilha! Bastava digitar, editar e imprimir trabalho perfeito!...
         A evolução chegou para mim!

        Segundo PRADO (2005, p 55): Na sociedade do conhecimento e da tecnologia torna-se necessário repensar o papel da escola, mais especificamente as questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem. O ensino organizado de forma fragmentada, que privilegia a memorização de definições e fatos, bem como as soluções padronizadas, não atende às exigências deste novo paradigma".     


 
        Com a evolução da ciência há novas exigências da sociedade devido ao desenvolvimento tecnológico e avanços da globalização, precisamos reelaborar uma escola que atente para as exigências do futuro, que se organize em prol da constante renovação dos conhecimentos.
         Segundo VALENTE (2005, p 25): “ O fato de o computador poder executar a sequência de comandos que foi fornecida significa que ele está fazendo mais do que servir para representar ideias. Ele está sendo um elo importante no ciclo de ações descrição execução -reflexão depuração, que pode favorecer o processo de construção de conhecimento (Valente, 1993; Valente, 1999a). A aprendizagem decorrente tem sido explicada em termos de ações, que tanto o aprendiz quanto o computador executam, as quais auxiliam a compreensão de como o aprendiz adquire novos conhecimentos: como o aprendiz, durante o processo de resolução de uma tarefa passa de um nível inicial de conhecimento para outros mais elaborados! ".



          Não há como retroceder com o avanço da tecnologia e a globalização os alunos  conhecem   e   interagem    com   a máquina.  Nós professores  precisamos capacitarmos    para
utilizar os meios tecnológicos, para um planejamento escolar mais eficaz.
          Ao ingressar neste caminho tecnológico   ganhei mais tempo    para   utilizar de outra  forma. A tecnologia facilitou, desafiou-me a produzir planos de aula mais elaborados     e com  estratégias possíveis de competir com os games mais atualizados.
         Qualidade,      competência,      habilidades  e    metas alcançadas    e   só   estou    no    início   de   minha jornada tecnológica.
          Várias   vezes,    utilizei  e-mails  que evitaram longas horas no trânsito, e de respostas praticamente   imediatas e soluções rápidas para  uma   melhor   comunicação   com o mundo.
          Usando a informática no pedagógico o professor deve ter   seu   plano   de   curso  bem  definido, tendo os códigos culturais,  as   necessidades  específicas de seus alunos, as
matrizes   curriculares   nacionais  e parâmetros curriculares nacionais seguidos para melhor orientação  e usar as novas tecnologias para facilitar de nosso magistério.
           Precisamos    também  possibilitar com a tecnologia o desenvolvimento de   uma  escola  inclusiva,  de  equidade e qualidade, capaz de solucionar seus problemas, facilitando a
formação integral do aluno.
           Talvez   seja   uma utopia, mas com a participação de todos iremos    efetivar   o projeto tecnológico na escola, que
facilitará a vida do professor, mas   com  o passar do tempo, sofrerá     alterações    e     adaptações   de    acordo com as necessidades e anseios da comunidade escolar.
            Este   blog   é   uma   pequena semente na mudança tecnológica de minhas aulas e proporcionará melhor contato com os meus alunos e professores.





Links


do Sonho aos Ares:




http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&sqi=2&ved

=0CCEQtwIwAA&url=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3Db_ojlvHK

dAg&ei=2ClXULLJO5OO9ASVpoC4Cg&usg=AFQjCNEcKxJwhlLsB2_d5cOmKS11I7xhoA



 
Integração das Tecnologias na Educação:



http://tvescola.mec.gov.br/images/stories/publicacoes/salto_para_o_futuro/livro_salt

o_tecnologias.pdf

 

Imagem 14 BIS - http://blogdo14bis.zip.net/ acesso em 27/09/2012


Um comentário:

  1. Ei, Neli!

    Seu texto consegue mostrar, principalmente para o professor, a necessidade de ter a tecnologia como aliada! Porque, como vc mesma disse, "com a evolução da ciência há novas exigências da sociedade devido ao desenvolvimento tecnológico e avanços da globalização, precisamos reelaborar uma escola que atente para as exigências do futuro, que se organize em prol da constante renovação dos conhecimentos."

    Aguardo as próximas postagens...

    Ah! Seu blog "tá show de bola", menina!!!

    Kenia
    ;)

    ResponderExcluir